A estilosa Luísa Orihuela. Crédito: Daniele Oliveira.
A estilosa Luísa Orihuela. Crédito: Daniele Oliveira.

Luísa Orihuela é uma daquelas pessoas que não passa despercebida. Por onde anda, ela se destaca em meio a multidão. Presença marcante, não só pelo seu estilo gótico, cabelos coloridos e sensualidade natural, ela se sobressai também por sua atitude, seus posicionamentos diante de assuntos que nos rodeiam no dia a dia. Toda essa força que ela emerge por meio da sua fotogenia é contrastada por sua voz doce e sua meiguice. Lu, como é chamada pelos amigos, nasceu em 1994. Ano de grandes transformações no Brasil e no Mundo. Talvez por isso, tenha impresso na alma a constante mudança. E é por causa desta metamorfose, que ela foge do senso comum, tornando-se única. Conheçam um pouco desta fotógrafa catarinense, que resplandece em frente e atrás das câmeras.  

1.Quando você começou a se interessar por fotografia? O seu irmão, o fotógrafo Tiago Orihuela, inspirou você a escolher a profissão?

Sim!! Eu brinco com Photoshop e tratamento de imagem desde os meus 9 anos (sim, época do Flogão🙈)
E acabei percebendo uma habilidade maior para fotografia com 15 anos. Então, eu conversei com o meu irmão e ele me passou toda segurança que eu precisava para encarar a profissão. É claro que ele super me inspirou desde que conheci o trabalho maravilhoso dele e, puxa vida, esse cara foda ser meu irmão foi um presente não só pra mim quanto para minha carreira.

A maquiadora e modelo Victória D´Lucas. Crédito: Luísa Orihuela.
A maquiadora e modelo Victória D´Lucas posa para as lentes da Lu Orihuela. Crédito: Luísa Orihuela.

2. Muita gente ainda pensa que fotografia não é profissão. Como você avalia o mercado de fotografia em Roraima? Você acha que essa ideia da profissão melhorou?

Eu acho que tem espaço para todo mundo. Todo artista tem sua particularidade e cada particularidade agrada um estilo de cliente diferente!! É isso é muito bom. Hoje em dia, as pessoas vivem de imagem, acreditam na imagem delas e querem sempre se renovar. Por exemplo, uma pessoa me contrata para dar uma levantada na autoestima dela, para fazer umas fotos mais sensuais, mas contrata outro colega para fotografar sua família, outro para fotografar sua formatura.
Nós fotógrafos temos que nos posicionar melhor como profissionais e COBRAR SIM. Não dá para dizer “Ah, mas vai lá na minha festa, leva a câmera e faz umas fotos legais hahaha“. NÃO, a gente cobra por tempo, horas de estudo, investimento etc..

frozen, elsa, letitgo, cosplayers, roraima, brazil, desenho animado
Mais um trabalho da Luísa Orihuela. Aqui ela fotografa a Laíse Almeida, uma das cosplayers mais famosas de Roraima, como a Elsa de Frozen. Crédito: Luísa Orihuela.

3.Hoje em dia existem vários segmentos no ramo fotográfico. Você tem o diferencial de trabalhar com Cosplayers. Como você começou atuar nesta área?

Por causa da Laíse Almeida! Não tem outra explicação heueheu.
Eu sempre amei o estilo gótico e tem uma fotografa que sempre me inspirou muito com suas artes (Lua Morales). Os cosplayers não são exatamente o meu foco mas através deles eu consigo trabalhar esse lado mais surreal da fotografia por meio de edições e direções de luz, cenário etc (coisa que eu amo!) é como se eles criassem os personagens e a história, e eu fizesse a mágica acontecer.

Neste ensaio, a Luísa não só fotografou como também foi a responsável pela maquiagem da cosplayer Júlia. Ensaio incrível! Crédito: Luísa Orihuela.
Neste ensaio, a Luísa não só fotografou como também foi a responsável pela maquiagem da cosplayer Júlia. Ensaio incrível! Crédito: Luísa Orihuela.

4. Você é militante em diversas causas focadas nas minorias, como por exemplo, nos direitos ao público LGBT e na defesa dos direitos das mulheres. Neste período em que vivemos, de grande instabilidade política, todos estes assuntos se tornam polêmicos, você já sofreu algum tipo de hostilidade por se posicionar na rede?

SIM! E sim hahahah. Todo dia, toda hora, todo instante. Muuuitos unfollows (ainda bem), ameaças, assédios. Já exclui o facebook várias vezes por não aguentar a pressão e JÁ PERDI MUUUUITOS CLIENTES! As pessoas têm certo receio de ter sua imagem associada a mim por conta “da minha língua grande”. Já me aconselharam várias vezes a calar a boca, afinal sou paga pra fotografar e não pra ficar me posicionando. Mas é aquele ditado, faz parte de mim. Não tem como separar a “artista” da pessoa, afinal o posicionamento também influencia o olhar fotográfico.

Os cosplayers Laíse e Júlia, interpretam a Arlequina e o Coringa, personagens que aparecerão no filme Esquadrão Suicida. Crédito: Luísa Orihuela.
Os cosplayers Laíse e Júlia, interpretam a Arlequina e o Coringa, personagens que aparecerão no filme Esquadrão Suicida. Crédito: Luísa Orihuela.

5. Você é linda e estilosa. Não tem medo de mudar. Já pintou o cabelo de diversas cores.  Enfim, você não passa despercebida justamente por ter um estilo único. Essa capacidade de reinvenção sempre foi uma constante na sua vida?

Generosidade sua!! Muito obrigada. Sim. O tempo todo. Os meios mudam o tempo todo, amigos vão, vêm. Em um ano, eu sou capaz de trocar de ciclos de amizade umas 3 vezes.Sempre achei legal “criar raízes”, mas com a vida (de forma bem difícil), aprendi que a gente tem que criar asas e ser grato a tudo e a todos! Não se lamentar pelas coisas que deram errado, mas agradecer porque elas deram errado (por mais que doa) para aprendermos aonde nosso coração realmente deve ser colocado. Só sou resistente com os meus gostos musicais hahahaha.

Luísa Orihuela posa para as lentes do fotógrafo Romeu Lima. Crédito: Romeu Lima.
Luísa Orihuela posa para as lentes do fotógrafo Romeu Lima. Crédito: Romeu Lima.

6. No seu perfil profissional, você afirma que nos ensaios o seu objetivo é “valorizar a beleza real do cliente levantando sua autoestima através de seus melhores ângulos fazendo com que ele se sinta como um artista”. Realmente, você passa muita tranquilidade e ajuda o cliente neste sentido. Já teve algum caso de uma cliente que marcou você e você viu o quanto poderia melhorar a vida das pessoas com o seu trabalho?

Sim!!! Praticamente todas as minhas clientes . Os ensaios sempre são surpreendentes sabe? Eu fico super insegura pra saber a reação do cliente, mas a resposta é sempre imediata de fazer sucesso entre o meio da pessoa. E elas sempre passam a se gostar mais.

Amywinehouse, cantora, fã, fotógrafa
Luísa Orihuela é grande fã da cantora Amy Winehouse. Na foto você vê a tattoo do olhar marcante da artista inglesa. Crédito: Luísa Orihuela

7. Você é uma grande fã da Amy Wynehouse, tanto que tem até uma tattoo com os olhos da cantora e no seu snapchat @luorihuela, você mostra que tem outros talentos além da fotografia. Você canta muito bem! Já participou de algum coral? Pretende profissionalizar?

 Muito obrigada! Na verdade, esse é meu sonho de infância. Sempre que alguém perguntava o que eu queria ser, eu dizia que seria cantora. E, sempre riam da minha cara. Eu sou muito musical! Todas as minhas influências são musicais. Tudo que eu crio tem a ver com música. Todos os estilos de moda que eu aprecio são os que surgiram através das décadas por causa de movimentos musicais, etc. Eu sou cantora de Karaokê kkkk. Sempre me destaquei em festinhas de aniversário que tinham karaokês, na escola quando surgia alguma oportunidade. Mas, hoje em dia tenho noção da realidade e… Se alguém aí quiser me patrocinar, me chamar pra montar uma banda… eu topo tudo!!! Também canto tudo, de Heavy metal a jazz clássico Kkkk

🎼 I love You! 😘 @outrajuliaa #nofilter #franksinatra #flymetothemoon #cover #brasil

A video posted by ⚢ ➶➶ (@luorihuela) on

8. Quem é a sua inspiração no mundo da fotografia? Quem são seus ídolos no ramo?

Meu irmão, Tiago Orihuela. Eu poderia falar milhões de fotógrafos conceituados etc. Mas, pra ser sincera, minha inspiração são meus colegas de profissão. Cada um com sua particularidade, sabe? Eu sempre gosto de citar o Romeu Lima que mudou minha vida e meu olhar sobre mim! A Laryssa Gaynett, Daniele Oliveira e Adriana Mendivil.
Esses excelentes profissionais passaram pra mim o que eu procuro passar para as pessoas, um novo olhar sobre elas, a sensação de que “Sim! Eu também posso, eu também tenho minha beleza particular!” e isso pode ser algo positivo que pode me fazer a pessoa sorrir mais para o espelho e, consequentemente, mudar a sua qualidade de vida.

Crédito: Acervo pessoal/Luísa Orihuela.
Crédito: Acervo pessoal/Luísa Orihuela.

9. O que você gosta de fazer quando não está fotografando? O que você curte?

Cantar! Eu amo lugares isolados. Não gosto de me sentir exposta (sério!). Adoro bares como Pit Stop (antes da meia noite) e o Meu cantinho, que fica em frente da orla. Adoro o Centro Histórico da nossa cidade. Quando eu era mais nova, ficava perambulando por ali a pé escutando música. Hoje faço isso de carro. Sou uma pessoa muito solitária e reservada, se me tirarem do meu cubinho e fizerem eu me sentir exposta (fora do trabalho), eu surto!! Mas, de palco eu não tenho medo, pois posso criar personagens. Também amo sair pra comer kkkk.

Ensaio belíssimo protagonizado pela Luísa Orihuela. Crédito: Daniele Oliveira.
Ensaio belíssimo protagonizado pela Luísa Orihuela. Crédito: Daniele Oliveira.

10. Você faz faculdade de Design gráfico. Pretende seguir a carreira?

É uma segurança. Tem a ver com meu ramo, é um curso superior que me permite fazer mestrados, pós, doutorado e concursos públicos. Se nada der certo eu sigo a profissão kkkk. Mas se der certo, não pretendo trabalhar como designer não.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da Luísa Orihuela heart ! Quem quiser entrar em contato com ela para ensaios, basta enviar um e-mail para lu.orihuela@hotmail.com ou acessar as redes sociais dela! O insta é @luorihuelafotografia e o facebook @LuisaOrihuelaFotografia.

Gostou? Deixe seu comentário

Comentários

4 Comentários em Conheça um pouco do trabalho da fotógrafa Luísa Orihuela

  1. Luísa Orihuela
    21 de julho de 2016 at 00:35

    AAAAAA 😍 Muito obrigada!! 💝

    • Raphaela Queiroz
      21 de julho de 2016 at 15:40

      Obrigada, você! Foi um prazer ter conhecido você e de você ter acreditado no Blog desde o início. Você é linda por dentro e por fora! Bjos heart

  2. Maria
    21 de julho de 2016 at 01:38

    A Luísa é uma pessoa maravilhosa! Sucesso minha querida!

    • Raphaela Queiroz
      21 de julho de 2016 at 15:39

      É verdade, Maria! Obrigada por passar por aqui! Seja sempre bem-vinda! Bjos heart