Eu, a Dai e o solzinho de Boa Vista! P.s: Ignorem a minha cara rsrs, sem maquiagem e glamour nenhum rsrs!
Eu, a Dai e o solzinho de Boa Vista!

Se você tem Snapchat e mora em Boa Vista, provavelmente, deve ter visto o desenho de um sol, com a localização da nossa capital. Essa imagem é chamada de geofiltro e a mente criativa por trás dela chama-se Daiana Ross. Eu a conheci por acaso, durante uma palestra que ministramos a convite do professor Humberto Damasceno, da Estácio. Ela nasceu em Rolim de Moura, em Rondônia. Mas, aos cinco meses, foi morar em Terra Rica, no Paraná. Como o pai da Daiana morava em Roraima, ela sempre passava as férias por aqui. Aos 9 anos, veio definitivamente para cá. Formou-se em Design Gráfico, na Estácio e fez pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em São Paulo. Desde 2011, atua como designer gráfico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com vocês, Daiana Ross!

Daiana Ross, a criadora do geofiltro do sol no Snapchat
Daiana Ross, a criadora do geofiltro do sol no Snapchat

R@ph@: Como surgiu a sua relação com o snapchat?

Eu não tinha curiosidade a respeito do Snapchat até que uma amiga minha e o meu irmão falaram para eu entrar na rede, porque era bem divertido. Nessa época, eu não sabia nem para onde ia o aplicativo. Tava mais perdida do que pinto no lixo. Então, um dia, um amigo meu postou uma foto no snap com um geofiltro de Manaus. Aí eu perguntei dele o que era aquele desenho nas fotos, que usava imagem e tipografia. A partir daí, eu fui pesquisar “imagens e tipografias no snapchat” no Google e eu descobri que aquilo era geofiltro.

R@ph@: Foi a partir desta pesquisa que você teve a ideia de criar o desenho?

Então, depois que eu pesquisei sobre o geofiltro, eu viajei e, pela primeira vez, eu resolvi usar essa ferramenta para mostrar os lugares em que eu visitava durante os passeios. Daí, eu comecei a me questionar o porquê de Boa Vista não ter o geofiltro. Pesquisei a fundo tudo sobre o assunto e aí, li os termos do Snapchat e parti para a criação. Foi então que eu pesquisei o formato e fiz uma análise de como é o padrão dos geofiltros fora de Boa Vista.

Aplicação do geofiltro em um modelo especial. Que fofo!
Aplicação do geofiltro em um modelo especial. Que fofo!

R@ph@: Como foi o processo de criação? Em que você se inspirou?

 Eu me inspirei nas características de Boa Vista, como a temperatura elevada, o que as pessoas costumam fazer nas horas vagas. Então, eis que veio a ideia de relacionar o sol, envolver o rio e o movimento das nuvens, vinculando os elementos naturais (sol, terra, ar e água). As cores usadas foram baseadas nos elementos da bandeira de Roraima. A tipografia utilizada exprime a ideia de movimento.  Outra coisa que eu fiz foi testar a usabilidade dos filtros em diversos ambientes para verificar a harmonia do elemento com o local fotografado.

Outro cachorrinho fofo para ilustrar um dos filtros da Dai.
Outro cachorrinho fofo para ilustrar um dos filtros da Dai.

R@ph@: Qual a importância do geofiltro?

O Geofiltro é um presente que o designer dá para cidade, porque ele mostra os pontos turísticos do município, sem falar que é divertido para os habitantes utilizarem na própria rede social. Também pode ter um apelo comercial e publicitário. O Geofiltro promove a cidade e os eventos realizados nela, porque dá para fazer geofiltros específicos para o evento. Além disso, dá para criar geofiltros para as empresas, locais específicos da cidade, etc.

R@ph@: Quais os critérios que o snapchat utiliza para escolher o design? 

O Snapchat analisa os formatos. Por exemplo, eles só aceitam PNG, em 24 bits. Além disso, eles verificam o enquadramento e, principalmente, se o projeto é inédito e autoral. O Snap tem uma rigorosa política contra o plágio e, por causa disso, eles realizam um pente fino para ter a certeza que não há cópia.

Um dos geofiltros criados pela Daiana Ross
Um dos geofiltros criados pela Daiana Ross

R@ph@: E depois de escolhido, quais foram os passos seguintes?

Eu criei o primeiro apenas por curiosidade, para ver se eles iriam aceitar mesmo ou não. Então, eu enviei para o Snapchat e preenchi o questionário todo em inglês. No cadastro, eu escrevi que eu sentia a necessidade de ter o filtro que representasse a nossa cidade. Destaquei também algumas hashtags relacionadas ao filtro e, no formulário, eu tive que marcar os locais que o geofiltro deveria aparecer.  Enquanto eu esperava uma resposta da empresa, eu acabei me empolgando e criei mais quatro geofiltros. Resolvi mostrar todos os trabalhos no twitter e fazer uma enquete, marcando o Snapchat no microblog, para saber o que os meus amigos achavam da proposta.   Fiquei surpresa com o retorno que eu tive com a enquete. Aí depois de dois meses sem resposta, parei de ver o Snap por um tempo por causa dos estudos. Quando eu tive um intervalo, fui visualizar os Snaps dos meus amigos e vi que um deles fez um vídeo utilizando o geofiltro que eu tinha feito. Depois, fui correndo ver a minha caixa de entrada dos meus e-mails e vi que a empresa tinha me enviado uma resposta. Fiquei muito feliz de ter visto e falei para esse meu amigo que eu tinha criado.  Nós todos ficamos muito felizes e ele começou a divulgar para os amigos dele.  Então, fiquei tão feliz que todas as fotos que eu postava tinha o geofiltro!

Outro geofiltro criado pela designer Daiana Ross
Outro geofiltro criado pela designer Daiana Ross

R@ph@: É possível monetizar, ou seja, ganhar dinheiro enviando geofiltros? 

Pode ser que sim. Mas, não depende de mim, nem do cliente. Mas, sim da aprovação do Snapchat. Por exemplo, se o shopping quiser fazer um geofiltro, dá para criar, mas vai depender da aprovação da equipe do snapchat. Talvez, por isso, exista o geofiltro empresarial, em o cliente paga diretamente ao snapchat para ter uma imagem de localização personalizada.

E aí, gostaram? Usar o geofiltro é uma boa alternativa de marketing não só para a cidade, como também para empresas. Se você quer agregar o valor da sua marca ao público jovem, #ficaadica.  blum

 

 

Gostou? Deixe seu comentário

Comentários

2 Comentários em DAIANA ROSS:  A CRIADORA DO SOL DE BOA VISTA NO SNAPCHAT

  1. Vitória Barreto
    27 de maio de 2016 at 05:28

    Show de bola! Adorei! Eu tentei fazer meses atrás mas o snapchat não aprovou, ia tentar outras vezes mas acabei não fazendo. Tava super curiosa pra saber quem era a mente por trás do desenho, que adorei! Parabéns pelo blog!

    • Raphaela Queiroz
      28 de maio de 2016 at 13:52

      Obrigada, querida! Você é sempre bem-vinda! Não desista! Você é muito talentosa! Tente de novo! Bjos e boa sorte! heart